Fácil de fazer, saboroso e capaz de matar qualquer fome. Por todas estas qualidades, o hambúrguer se tornou um sucesso de “público e crítica”. Mas antes de vencer o Oscar da gastronomia fast food, o sanduíche já tinha uma história curiosa e se tornou praticamente um símbolo americano.
Para entender esse enredo quase épico, é preciso voltar no tempo. Mais precisamente para os séculos 12 e 13. Reza a lenda que os Tártaros da Criméia, originários dos turcomanos, tinham o costume nômade de carregar as provisões de carne crua embaixo das celas dos cavalos. Quando eles paravam para comer, a peça já tinha virado uma espécie de pasta e era comida mesmo assim.
A comida desembarcou na América pelos Estados Unidos muito tempo depois, já no século 19, trazida pelos alemães, que embarcavam rumo ao sonho americano pelo porto de Hamburgo. Obviamente, a esta altura do texto você já associou o nome do lanche com o local onde ele foi popularizado. Por ser bom e barato, ficou tão famoso na cidade alemã quanto o chucrute.
Na terra do Tio Sam, foi chamado de Hamburg Steak (ou bife de Hamburgo, claro). Os marinheiros americanos, que precisavam almoçar algo prático e saciável, tiveram uma ideia diferente e ao mesmo tempo genial: botar a carne entre dois pedações de pães para comer sem se afastar muito tempo do trabalho.
Nas décadas seguintes, já no século 20, as lanchonetes incorporaram o produto ao cardápio. O sucesso veio após a Segunda Guerra Mundial. As redes de fast foods, como o McDonalds cresceram junto aos jovens, que usaram os ambientes mais descolados das lanchonetes como pontos de encontros.
No Brasil, o hambúrguer foi introduzido em 1952 por um tenista americano chamado Robert Falkenburg. Robert foi campeão de Wimbledon e se tornou empresário quando se aposentou. Ele inaugurou a primeira loja da Bob’s no Rio de Janeiro.
Já recentemente, os hambúrgueres ganharam mais etapas de preparo, ingredientes e qualidades. Tudo para agradar diferentes paladares – até os mais sofisticados. A mistura de carnes (os chamados ‘blends’), com a brasa substituindo as grelhas e diferentes molhos, foram incorporados aos menus, diversificando públicos para o que foi criado apenas como carne e pão.
Segundo o empresário Ricardo Costa, 30 anos, há uma característica primordial para qualquer hambúrguer: você tem que conseguir comê-lo. “O hambúrguer tem de ser proporcional, caber na boca. Tem que dar para morder”, afirma. Outro fator importante é que o blend deve levar em conta a qualidade da carne e da gordura. “A proporção de gordura deve ser correta, com 20% de gordura”.
Ah, e se você quiser dar uma passada no The Premium Steaks, poderá comprar os blends de carne prontos e ainda pode ganhar os pães brioches, fazendo sucesso com os amigos com seus próprios sanduíches em casa. Nesta edição, o Ricardo preparou uma receita de Hamburguer própria para você testar em casa e sujar as mãos sem culpa.
Preparo da carne
Antes de começar, de fato, é muito importante saber escolher as carnes do blend. Que tal a combinação de fraldinha/peito ou acem/peito? O percentual de gordura de um hambúrguer dever ser perto de 20%.
Vamos ao modo de preparar?
Corte os pães ao meio, passe manteiga e coloque-os na parte de cima da churrasqueira, até dourar bem.
Tire os hambúrgueres da geladeira, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à grelha. Procure virar o burger apenas uma vez na grelha – dois minutos de cada lado.
Qual a hora de colocar o queijo cheddar? O ideal é virar o Burger e colocar o queijo, pondo um abafador por cima.
Grelhe o bacon 1 minuto de cada lado.
Monte seu Burger e adicione o Bourbon BBQ por cima.
RECEITA
Blend de Burger – 360 gramas (2 discos de 180 gramas)
2 unidades de pão brioche
120 gramas de queijo cheddar
Fatias de bacon
MOLHO BOURBON BBQ (acompanhamento)
100 ml de Bourbon
200 ml de ketchup
3 colheres das de sopa de vinagre de maçã
1 colher e ½ de sopa de açúcar mascavo
1/0 colher de sopa de melaço
3 colheres de sopa de mostarda dijon
1 e ½ colher de sopa de molho inglês
½ colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de shoyu
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo até adquirir a consistência desejada.
DICA NO PONTO (acompanhamento)
Pode acrescentar os molhos que desejar no seu Burger para deixa-lo perfeito ao seu gosto. Neste caso, você também pode adicionar uma maionese caseira e a receita a gente também ensina agora!
MAIONESE CASEIRA
2 ovos
1 dente de alho
Uma colher de sopa cheia de mostarda Dijon
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Óleo de canola
Coloque o óleo de canola na geladeira, para utilizá-lo frio. No liquidificador, coloque os 2 ovos, o dente de alho, o sal e a pimenta. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. A partir daí comece a colocar o óleo em fio. Quando a mistura tiver engrossando, adicione uma colher de mostarda Dijon e vá adicionando óleo, até obter a consistência desejada, sempre com o liquidificador na velocidade média.