Versátil, saboroso e fácil de fazer: o molho pesto é sucesso na gastronomia por estas características. Tradicionalmente, ele carrega azeite e manjericão, mas a composição de ingredientes pode ir além com a criatividade de quem está na cozinha.
Com origem em Gênova, na Itália, o molho pesto de genovês carrega tanta tradição que cada família em sua cidade de origem possui uma receita própria - e todas elas envolvem a boa e velha maceração em um pilão. Aliás, pesto vem do verbo “pestare”, que significa macerar.
Bom para acompanhar massas, carnes, saladas, pães e até mesmo peixes, o pesto de genovês é uma excelente pedida para acompanhar aquela receita especial. Por isso, a LiV foi visitar a cozinha da Bressanim Cozinha Criativa, com a chef Bethânia Bressanim, para uma receita pra lá de especial desse molho. Confira só o passo a passo.
Você vai precisar de:
- 2 xícaras (chá) de manjericão fresco
- ½ xícara (chá) de castanha de caju
- 1 xícara (chá) de queijo de parmesão ralado (100g)
- 1 dente de alho
- 1 xícara (chá) de azeite extra virgem
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Em um pilão, coloque os ingredientes na ordem, utilizando a castanha para dar consistência à pasta. Quanto mais aderência tiver o pilão, mais rápido será esse processo.
Caso não haja pilão, pode ser feito em um mixer, liquidificador ou processador. Claro, o original e mais saboroso é feito mesmo no pilão.
Dica da chef: para conservar seu pesto de genovês, utilize um fio de azeite ou uma pedra de gelo quando levar a geladeira. Assim, ele durará mais tempo e não mudará de aparência ou textura.
Chef Bethânia Bressanim, do Bressanim Cozinha Criativa