O tweed é um clássico. O tecido composto de uma tecelagem grossa e padrão trançado tem uma história tão viajada quanto suas possibilidades em looks. A criação remonta o século XIX, quando ele fazia parte apenas do vestuário masculino na Escócia. Foi com a revolução da estilista Coco Chanel, que em 1954 utilizou o tecido na criação de ternos voltados para o público feminino. Aliás, a Chanel nunca deixa de reafirmar sua paixão pelo material, que sempre marca presença nos desfiles da Fashion Week
A tradição e a qualidade do material, que pode durar anos sem desgastar, fizeram com que as roupas em tweed tivessem o espaço garantido nos guarda roupas pelo mundo. Parte desse mérito também é sua versatilidade, que pode ser vista em muitas maneiras.
Se engana quem pensa que, por conta de sua longa história, o tweed é antiquado e “cafona”. Trend dos anos 60, o tweed faz seu retorno em 2022 com uma proposta jovial e ainda mais versátil para o dia a dia. Pensando nisso, o Portal LiV trouxe a consultora de moda e estilo Nay Faro para falar sobre as possibilidades com o tweed. Confira só!
Identificando um tweed
Nay explica que o tweed tem como característica principal ser um tecido tramado e fechado. “Geralmente é aquela peça que nossas avós possuíam antigamente e geralmente iremos encontrar no guarda roupa. Um clássico.”
Por se tratar de um clássico, originalmente as peças encontradas em tweed são casacos em tailleur e saias. Para Nay, os dois maiores ícones do tecido estão nesses itens.
Casacos e saias são marcas registradas do item (Foto: Divulgação)
Adaptando
Agora, como usar o tweed, que é uma peça robusta e tramada num clima, por exemplo, como Belém? A dica da Nay é apostar em shorts, top e casacos curtos sem manga. “Uma releitura que os europeus fizeram para usar em toda a temporada. Dá para compor usando a peça com tecidos mais leves, dependendo do perfil de cada um”, explica.
Perfis
Por ser versátil, o tweed pode se encaixar em diversos estilos diferenciados, dos casuais aos mais sérios. “As analíticas terão o tweed como queridinho, como têxtil principal. Porém, as fashionistas ressignificam fazendo o uso do material de outras formas.”
Peças favoritas da Nay Faro: em alto contraste ou como terceira peça como blazer, por exemplo.
Tops e shorts podem ser alternativas
para o verão (Foto: Divulgação)
Confira também nosso Reels: