Que a tosa é indispensável para uma boa aparência do seu pet, todo mundo sabe. Agora, você sabia dos impactos desse cuidado na saúde do animal? Nós conversamos sobre o assunto com o Daniel Santos, groomer no Pet Salon dos Mestres, que nos deu as dicas e as orientações para o bem estar do seu cão e gato. Confira!
A saúde do pet
Daniel explica que o pelo do animal funciona como uma espécie de proteção e regulador térmico. Ele esclarece ainda que, quanto mais se abaixa o pelo, mais calor o animal absorve. Ou seja, é importante ter uma medida certa de corte para melhor respiro da pele.
Cuidados
É importante não cometer excessos. Raças como o Lulu da Pomerânia, por exemplo, possuem uma segunda camada de pêlos, que representam uma proteção do pet. Ao se exceder na tosa, há o risco de se provocar uma alopécia no cão.
Tosa diferenciada
Cada raça possui o seu corte, e isso vai além das raças. Para os gatos, a tosa se trata mais especificamente de retirada de excesso de pêlos, sendo a escovação muitas vezes, o suficiente.
Higiene regular
A cada 15 dias uma tosa higiênica é recomendada, onde são higienizadas as genitais do animal, assim como as patas, evitando deslizes e possíveis quedas, que podem provocar luxações.
Confira no Instagram: