Não ter meios de comer na altura ideal para sua estrutura piora seus problemas e o simples ato de comer se tornará algo pouco saudável.
Independentemente da raça do cachorro ou do gato, é sabido que ambos na hora de se alimentarem distribuem 60% do seu peso corporal nos membros torácicos e 40% nos membros pélvicos.
Agora imagine ter que se abaixar toda vez para conseguir comer ou beber água? É por essa situação que os animais domésticos, principalmente os cães de grande porte passam.
Se o comedouro está em posição inadequada em relação à altura do seu pet, quando ele se inclinar para baixo para fazer sua refeição automaticamente sobrecarregará regiões como o ombro, a coluna cervical e as articulações das patas.
Esse esforço diário, ao longo do tempo, pode provocar dores e, muitas vezes, contraturas musculares.
Qual a altura ideal?
Animais que em sua anatomia possuem características braquicefálicas, ou mais popularmente, o focinho achatado, possuem uma necessidade ainda maior de terem seus comedouros elevados por terem o tecido que separa a cavidade oral da nasal mole e dificuldade de respirar.
Quando as vasilhas de ração e água ficam na altura correta para esses animais a ingestão de ar durante a refeição diminui e melhora a hidratação, minimizando os engasgos e a presença de gases.
Entre essas raças temos os pugs, shitzus, cavalier king, pequinês, boston terrier, os bulldogs inglês e francês e os gatos da raça persa.
Cães de grande porte podem apresentar com maior frequência o que é conhecido como torção gástrica, também chamada de síndrome da dilatação vólvulo gástrico ou torção do estômago, que pode levar o animal a óbito em poucas horas.
Manter o comedouro alto diminui a probabilidade da ocorrência dessa condição, podendo assim salvar a vida do seu pet.
Para escolher o comedouro elevado ideal é importante medir a altura do seu amiguinho de quatro patas. Você pode tomar como referência a parte mais alta dos seus ombros e dez ou quinze centímetros a menos desse ponto.
Depois é importante avaliar bem as características do seu pet, pois há diferentes comedouros e cada um deles se adequa melhor a determinados detalhes do pet.