Após mais de 50 anos sem missões tripuladas rumo à Lua, a Nasa se prepara para a Artemis II, missão que levará astronautas a um sobrevoo lunar e vai marcar o retorno humano ao espaço profundo. Após adiamentos técnicos, a expedição está marcada para ocorrer no próximo mês. A missão não inclui pouso na superfície, mas representa uma etapa decisiva para os planos de exploração lunar e futura ida a Marte.
A Artemis II será o primeiro voo tripulado do programa Artemis e terá como principal objetivo testar, em ambiente real de espaço profundo, os sistemas da espaçonave Orion e do foguete Space Launch System. A missão colocará a tripulação em uma trajetória de retorno livre, passando pelo lado oculto da Lua e alcançando cerca de 7,5 mil quilômetros além dela antes de regressar à Terra, utilizando a gravidade como aliada para o retorno.
Durante o voo, os astronautas avaliarão sistemas essenciais como suporte à vida, comunicações, navegação e controle manual, além de procedimentos de emergência e proteção contra radiação. A missão funcionará como um laboratório para entender melhor como o corpo humano reage fora da proteção da magnetosfera terrestre, um dos principais desafios para viagens espaciais de longa duração.
Especialistas destacam que, embora o retorno científico direto da Artemis II seja limitado quando comparado a missões não tripuladas, a missão é fundamental do ponto de vista tecnológico e estratégico. Ela prepara o caminho para a Artemis III, que deve levar astronautas ao polo sul lunar, região de interesse pela possível presença de gelo, além de reforçar a posição dos Estados Unidos na nova corrida espacial, marcada pela competição internacional e pela participação de empresas privadas.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply