Várias visões e dimensões

Antes restrita ao entretenimento, hoje a tecnologia 3D já faz parte de vários setores do mundo moderno.

10/04/2015 18:31 / Por: Thiago Freitas. Fotos: Dudu Maroja / divulgação
Várias visões e dimensões
A menos que você tenha vivido em uma caverna nos últimos 30 anos ou pertença a uma comunidade Amish (sem acesso a equipamentos tecnológicos, incluindo celulares e carros), com certeza você já utilizou ou ouviu falar da tecnologia 3D. A realidade em três dimensões voltou a ganhar destaque nos últimos tempos graças à enxurrada de novos dispositivos e está se tornando cada vez mais comum no cotidiano. Especialistas afirmam que, em um futuro próximo, esta tecnologia se consagrará como uma nova febre do mundo contemporâneo.
 
A visão 3D é natural e inerente ao par de olhos de um ser humano. O cérebro alinha automaticamente duas imagens em apenas uma e obtém informações quanto à distância, posição e tamanho dos objetos, percebendo, assim, profundidade em suas formas. 
 
Os primeiros experimentos com a tecnologia surgiram há quase 50 anos e o primeiro filme utilizando-a foi lançado em 1952 nos Estados Unidos (claro que de maneira rústica, mas do mesmo modo causou alvoroço e espanto no público). A partir deste primeiro protótipo outras experiências foram feitas, aperfeiçoando o som, os óculos de papel – com uma lente azul e outra vermelha – o formato de exibição de imagem e melhorias nas salas de cinema. 
 
Não seria exagero afirmar que a indústria cinematográfica é pioneira quando o assunto é 3D (atualmente o Brasil conta com 67 salas de exibição nesse formato), por outro lado, a evolução em outros setores está dando passos cada vez mais largos em direção a essa nova realidade. 
 
Coração 3D

No Reino Unido, por exemplo, aconteceu um caso bastante interessante e peculiar. Quando a pequena Mia nasceu, ela foi diagnosticada com um problema cardíaco e precisaria passar por uma operação bastante complicada para corrigir. Tariq Hussain, médico da garota britânica, explicou que existia um buraco entre duas cavidades do coração da criança.
 
Com uma impressora 3D e o auxílio de softwares modernos, a equipe de médicos responsáveis conseguiu reproduzir uma réplica artificial do coração da Mia com detalhes minuciosos do que precisava ser corrigido e assim foi possível operá-la, em uma longa e elaborada cirurgia. "Dava para ver o buraco que ele tinha que consertar. E quando o cirurgião está com isso na mão, ele consegue analisar e ver exatamente o que tem que fazer e tem mais confiança para a cirurgia", explicou o Dr. Hussain em entrevistas à BBC.
 
Quando nasceu, Mia só tinha 50% de chance de sobreviver. Hoje, ela tem 2 anos, já não sente os mesmos sintomas que a atrapalhavam antes e possui um futuro inteiro pela frente. 
 
Sorriso 3D

Para a dentista Danielle Flexa Ribeiro Horta, a tecnologia 3D é um avanço do qual a humanidade moderna já se beneficia em diversos segmentos – e não podia ser diferente na Odontologia. “Começamos com o uso de imagens para diagnóstico, e hoje os modelos virtuais 3D possibilitam a impressão de qualquer proposta desenhada em um computador, o que rompeu muitos limites que tínhamos para chegar próximo à perfeição da natureza”, completa. A comunidade odontológica está bem focada nessa evolução, e usando, cada vez mais, o que essa tecnologia vem proporcionando. 
 
O aparelho usado pela dentista se chama Cerec e pertence a uma empresa alemã. “Ele utiliza a tecnologia CAD/CAM (computer design/computer aided manufaturing) para a confecção de restaurações dentárias”, acrescenta Danielle. O equipamento é composto de duas unidades: a de aquisição de imagem, que através de um scanner transfere a imagem do dente a ser restaurado para o computador, eliminando assim os antigos moldes com “massas”. Em sequência, essas imagens são transformadas em um modelo virtual 3D, e sobre ele é desenhada a restauração ou o dente. A outra unidade é uma espécie de impressora 3D, que fresa (imprime) em um bloco de porcelana a peça desenhada anteriormente no computador.
 
Ainda segundo a dentista, esse processo elimina qualquer distorção a que, no método antigo, as peças estavam sujeitas, criando assim restaurações com incrível adaptação. O aparelho é utilizado para a confecção de qualquer tipo de tratamento e não existe nenhum tipo de contraindicação. “Esse equipamento tem a finalidade de construir peças em porcelana, que vão desde pequenos pedaços de dente até pontes fixas com vários elementos. Ela se aplica à confecção de qualquer tipo de prótese dentária”, detalha Danielle.
 
Os benefícios para os pacientes que se submetem a esse tipo de tratamento são inúmeros: restaurações muito mais precisas, com adaptações perfeitas e estética singular, além da máxima resistência dos materiais cerâmicos. “Outra grande vantagem dessa técnica é a possibilidade de confecções de trabalhos extremamente finos, como as facetas estéticas. Mas, sem dúvida, o mais fascinante dessa tecnologia é a otimização do tempo do paciente que, sem a necessidade de aguardar protético ou várias consultas para provas e ajustes, pode fazer reabilitações completas em uma única consulta”, pontua a dentista. 
 
Bebê 3D

Esperar 9 meses para conhecer o rosto do seu bebê é uma questão de escolha. O método de ultrassonografia 3D já é realidade e transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que os pais consigam visualizar uma imagem mais realista do seu bebê. A chef Solange Saboia tomou conhecimento deste exame por meio de amigas que realizaram o procedimento e o resultado foi mais do que satisfatório. “A experiência foi muito válida, o exame é igual ao comum, sendo muito mais eficiente”, explica.
 
 
Não é necessário nenhum preparo especial pra realizar o procedimento, porém é recomendável que não se utilizem cremes no abdome e tome bastante líquido nas 24 horas que antecedem o exame para ajudar a obter imagens melhores. A nitidez do exame varia de acordo com o desenvolvimento do bebê, as melhores imagens da face são obtidas entre 26 e 29 semanas de gestação. A Solange, por exemplo, realizou o ultrassonografia 3D entre os quinto e sexto meses.
 
A chef conta que o nível de ansiedade pra saber como seria o rostinho do bebê era enorme e só as imagens do ultrassom 3D conseguiram deixá-la mais tranquila e serena. “Conseguimos ver alguns detalhes mais nítidos do que o exame normal. Foi uma surpresa e um susto muito agradável e emocionante. Ver pela primeira vez o rostinho da nossa filha antes mesmo de nascer foi incrível”, relembra Solange, que recebeu, há um ano, a linda e fofa Elis Saboia.
 
TV 3D

Saindo das telas do cinema e invadindo a sala da sua casa, o mercado também já disponibiliza avançadas TVs 3D de diversas marcas. A tecnologia segue a mesma linha de raciocínio da produzida na sétima arte. A tela produz duas imagens ao mesmo tempo, porém, elas estão localizadas em pontos diferentes. Esse truque ilude o cérebro e traz a sensação de profundidade ao observador. 
 
Para o ator Alexandre Menezes, 26 anos, a possibilidade de assistir em 3D na sala da sua casa é a realização de um sonho antigo. “Logo quando lançou as salas de cinema em 3D, eu fiquei viciado. Ia pelo menos 2 vezes na semana, só que o ingresso é um pouco mais caro do que o filme normal e dificultava um pouco financeiramente. Quando lançou a TV 3D, eu fiquei na fila para comprar e hoje não preciso sair de casa“, conta o ator que ainda acrescenta que a sensação de assistir aos jogos da Copa do Mundo em 3D foi inesquecível.
 
Para o funcionamento correto destas televisões é necessária a utilização de óculos especiais que se dividem em duas categorias: ativo e passivo. O primeiro é aquele que já conhecemos, uma lente é azul e a outra é vermelha, utilizando as cores para “enganar” o cérebro. Já os óculos ativos utilizam um método um pouco mais complexo. Eles desligam a visão de um dos olhos enquanto o outro permanece recebendo as imagens. Esse processo é alternado e repetido em uma velocidade bastante rápida, imperceptível.
 
Apesar da resistência inicial (assim como toda grande invenção), não há como negar: a tecnologia 3D vem se reinventando nos últimos anos e está ocupando um espaço cada vez mais significativo na vida cotidiana. Não tenha receio e aproveite a vida em três dimensões.
 

Mais matérias Trending

publicidade