Os benefícios do Ioga estão diretamente relacionados à qualidade de vida, como dormir melhor e reduzir o estresse do dia-a-dia. Fomos conferir de perto uma aula no Parque da Residência em Belém e conversamos com o professor Rogério Chimionato, que há 20 anos conduz aulas de Ioga com alunos em qualquer idade.
A Ioga é para todos?
Sim. Todas as pessoas podem participar. Porém grupos específicos, como idosos ou crianças, ou alguma outra que pode ser feito uma prática adaptada. Mesmo com limitações físicas, todos conseguem praticar com o apoio do professor.
O que as pessoas buscam com a prática da Ioga?
No geral, qualidade de vida. Mas a maioria me procura para melhorar a qualidade do sono e controle da ansiedade.
Existem tipos diferentes de Ioga?
Existem vários tipos de Ioga, sim. Alguns com métodos e critérios bem rígidos e outros mais maleáveis. A estrutura básica do Ioga é parecida, mas tudo depende muito do professor, da forma como ele conduz a aula, do clima emocional que ele estabelece.
A escolha do Local
É muito importante escolher um local silencioso, principalmente se for ao ar livre. O ideal são lugares com menos poluição sonora.
E a música?
A música faz parte do clima emocional da aula. Porém, a música é mais adequada em salas fechadas, como condomínios ou salão de festas. Nesse caso, ela agrega. Ao ar livre, o melhor é conduzir a aula com os sons do ambiente.
É normal sentir algum desconforto durante a prática?
Para uma pessoa que está saudável, que não tenha nenhum problema de saúde, é normal sentir dor no começo porque não está acostumada a sentar de um determinado jeito ou fazer uma postura, mas depois passa.
“Eu quero que o Ioga seja um momento agradável na semana da pessoa, uma vez que as pessoas têm estado com suas agendas muito corridas e estressadas”