Um dos maiores simbolismos do Natal sem dúvidas é a ceia. A mesa posta com todas as delícias, típicas do período, se torna o momento para reunir-se com a família e celebrar os momentos vividos. E nada melhor que uma bela recepção para encantar os convidados e ser o destaque da noite. Por isso, trouxemos também as dicas com a referência em eventos e decoração, Fátima Petrola. Veja como decorar sua mesa de Natal.
Escolha um tema
É importante decidir uma temática para a decoração natalina, que vai além da mesa. As cores devem ornar entre si, com talheres, sousplats e outras louças.
A mesa
Segundo Fátima, a mesa deve estar completamente revestida. Sendo de vidro ou madeira, pode até mesmo dispensar o uso de toalha. Como os tons de Natal escolhidos tradicionalmente são o vermelho e o verde, é bom que a toalha tenha um tom neutro. Isso traz um destaque às cores. No caso da mesa montada pela profissional, foi escolhida uma toalha de linho branca e um cobre-manchas cinza, trazendo contraste para a montagem.
Os itens
Como tudo deve estar em harmonia, as cores das louças e demais objetos devem estar em contexto com o tema. A mesa de Fátima possui um sousplat vermelho, que deve combinar com o prato de jantar e sobremesa. Estes dois foram colocados juntos.
Para os guardanapos, podem-se intercalar entre os pratos. Ele também pode ser dobrado e usado para apresentar os talheres.
Dica: Em caso de louças desenhadas, as estampas não precisam ser necessariamente iguais em pratos de jantar e sobremesa, desde que sejam semelhantes entre si.