Após décadas de espera, o Mercado de São Brás foi oficialmente entregue à população em uma noite histórica e emocionante, marcada por celebrações culturais, que destacaram a importância do espaço para Belém. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira, 18, comandada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, contou também com autoridades municipais, representantes do governo federal e centenas de moradores que celebraram a revitalização de um dos maiores patrimônios arquitetônicos da cidade.
Com a reforma, o Mercado de São Brás renasce como um espaço que une cultura, história e turismo, sendo devolvido à população como um símbolo de orgulho e um novo ponto de encontro para os moradores.
Espetáculo cultural
Mesmo com a forte chuva, o público permaneceu no local para prestigiar as apresentações culturais que abrilhantaram o evento. A programação teve início com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguida pelo coral das crianças da Escola Municipal Manoela de Freitas, que emocionou os presentes. Na área externa, a exibição de um espetáculo de vídeo mapping e o show pirotécnico encantaram a plateia, preparando o clima para os shows musicais que encerraram a noite.
Entre os destaques, pai e filho, Manoel e Felipe Cordeiro, embalaram o público com clássicos regionais e música paraense. "Estou muito feliz por estar aqui nesse momento. Tocar com meu filho é muito satisfatório. Esse mercado, com toda a sua beleza, é um ícone para a nossa cultura. Uma história acontece aqui no Mercado de São Brás", disse, empolgado, Manoel Cordeiro.
Felipe Cordeiro também destacou a importância simbólica do mercado: “O Mercado de São Brás tem uma particularidade: ao mesmo tempo que é pomposo, classudo, imponente, também é muito popular. Ele une esses dois mundos com muita classe. Todo mundo em Belém tem alguma relação com ele, nem que seja ao passar pela rua. A reforma está muito bonita e, como artista e cidadão de Belém, fico muito feliz e orgulhoso de estar aqui”.
Emoção - Entre o público presente, o casal Ângela Maria, de 55 anos, e Carlito Guimarães, de 75, moradores de Belém e Curuçá, viajaram até a capital para prestigiar o evento. "Aqui tava abandonado e agora tá uma lindeza. Eu vim de Curuçá pra prestigiar o Mercado. É muito importante pra Belém. A população tem que ajudar a preservar", afirmou Carlito. Ângela também se emocionou com o momento: "É muito emocionante ver o Mercado de São Brás reformado. Está lindo. E inaugurar com uma programação com as nossas músicas e a banda da Guarda foi especial."
As celebrações culturais não param por aí. Nesta quinta-feira, 19, a programação continua no palco principal do Mercado, a partir das 19h, com apresentações da Zarabatana Jazz, acompanhada da cantora Dayse Addario e da maestrina Cibele Donza. Em seguida, às 20h30, o rapper Pelé do Manifesto traz seu talento para encerrar a noite com muita energia.
A obra de revitalização e requalificação do Mercado de São Brás, transformando o espaço em um complexo gastronômico, de turismo e economia foi realizada pela Prefeitura de Belém, em parceria com o governo federal, através da Itaipu Binacional, que destinou R$ 85 milhões para o serviço. No total, a obra custou R$ 150 milhões.