Puba Bar, um espaço cosmopolita sem fronteiras

Chef Thiago Castanho dá o protagonismo para ingrediente amazônico

03/04/2025, 11:18 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Leonardo Lima
Puba Bar, um espaço cosmopolita sem fronteiras

Todo o potencial de um ingrediente local em um espaço que não possui fronteiras: é essa a proposta do Puba Bar, novo espaço dos chefs Thiago Castanho, Gustavo Rodrigues e do diretor de fotografia Thiago Pelaes. No centro da Cidade Velha, bairro histórico da capital paraense, o Puba já nasce clássico: trata-se de um casarão de 1916 revitalizado, com ar intimista e ideal para experimentar a versatilidade da mandioca com vinhos selecionados em uma carta exclusiva. 


Puba, para os que devem estar se perguntando, é a massa extraída a partir da mandioca fermentada, sendo a base de diversas receitas, como bolos e biscoitos. Aqui, o ingrediente considerado coadjuvante ganha ares de versátil protagonista, com pratos pensados nas infinitas possibilidades que ele oferece. Como um dos chefs destaca, a ideia é ser cosmopolita, de forma que o Puba Bar funcionaria em qualquer lugar do mundo.


Em um ano que o mundo estará com todos os olhares voltados para a Amazônia, durante a COP30, o espaço se torna ideal para mostrar o potencial gastronômico e cultural que a região oferece. “Queremos mostrar aqui que a mandioca vai guiar a gente e que negócios especializados podem ser uma boa aposta. Belém, especialmente esse ano, está pronta para empreender, seja pelo potencial histórico, seja pelo potencial gastronômico e cultural que temos", destaca Thiago Castanho.


Thiago Pelaes ressalta que a ideia é que os pratos sejam compartilhados com quem estiver dividindo a mesa, em um conceito de celebração que está presente desde a concepção do espaço. “A trajetória do Castanho começa na cozinha, mas ele começa a desbravar o audiovisual celebrando a cultura amazônica e a gente se encontra lá em 2015 gravando a série Sabores da Floresta. Conseguimos celebrar a Amazônia com o respeito que ela merece no audiovisual. Agora queremos celebrar juntos o universo da gastronomia", conta. 


A carta de vinhos é o universo à parte. Com curadoria exclusiva das sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos, as profissionais pensaram na experiência da exclusividade em rótulos diferenciados para o Puba Bar. “Nossa intenção é oferecer uma experiência única com vinhos que não estão em outras cartas em Belém”, pontua Gustavo.






Puba Bar

Veiga Cabral, nº 649 - Cidade Velha


Terça a sábado, das 19h às 23h


Reservas apenas para o primeiro horário, às 19h, mas também recebe clientes por ordem de chegada, conforme a disponibilidade de mesas

Mais matérias Pará

publicidade