Os podcasts têm suas origens no início dos anos 2000, quando o termo foi usado pela primeira vez pelo jornalista britânico, Ben Hammersley. Na época, surgiram várias tecnologias que permitiam a gravação e distribuição de áudio pela internet, o que abriu um caminho para o surgimento dos podcasts.
Em 2004, Adam Curry, um ex-VJ da MTV, lançou um programa chamado "Daily Source Code", que é considerado um dos primeiros podcasts de sucesso, e a partir daí, surgiram diversos programas com vários temas e estilos.
Durante o início da pandemia, as pessoas ficaram em casa por longos períodos de tempo, o que levou a uma busca significativa na procura por entretenimento e informações rápidas. e com a chegada do Home Office ou em busca de distrações para lidar com o estresse da quarentena, os podcasts se tornaram uma forma popular de passar o tempo e se manter informado.
Como o aumento da demanda por podcasts cresceu durante a pandemia, muitos produtores de conteúdo também aumentaram a oferta de novos programas, e muitos conseguiram expandir seu público à medida que mais pessoas descobriram o formato. Como resultado, os podcasts tiveram um boom durante a pandemia, e continua a ser uma forma popular de entretenimento e informação para o mundo.
Alguns exemplos de podcasts famosos são ‘The Daily’ e ‘Café da Manhã’, que são programas de notícias diárias. Tem também o ‘Não Ouvo’ e ‘Um Milkshake Chamado Wanda’, que são podcasts de comédia. Além desses, há também podcasts de entretenimento e cultura pop, como o ‘Nerdcast’, que é um dos podcasts mais antigos em atividade do Brasil.