Na hora de decorar a casa, muitas pessoas acabam se prendendo a padrões, com medo de errar. No entanto, um pouco de ousadia não faz mal à ninguém e pode trazer um charme totalmente diferente para o lar.
Neste cenário entra o conceito assimétrico, que segundo alguns profissionais, pode ser uma alternativa à simetria, preceito que sugere que ambos os lados de um ambiente sejam iguais.
Ambas as propostas são bem aceitas e podem até andar juntas, em determinadas situações. "Não é preciso seguir a rigidez quando estamos falando da decoração de um espaço. Claro que a simetria é interessante esteticamente, pois tudo que é simétrico é proporcional e, portanto, belo", indica a arquiteta Renata Basques.
Já a arquiteta Marina Dubal reforça que a simetria permite um ambiente mais organizado visualmente, mas enfatiza que "a rigidez criada pode deixar os espaços monótonos".
As especialistas concordam que em alguns casos a assimetria pode gerar bons resultados. "Com um bom estudo de proporção, pode-se executar o projeto interessante independente de ser simétrico ou não", explica Marina.
Ela dá algumas dicas para quem quer apostar na decoração assimétrica sem erro. "Existem inúmeras possibilidades quando o assunto é quebrar a monotonia de uma composição simétrica. Uma bela poltrona de design, uma luminária ou quadros deslocados para fora do centro da composição são estratégias interessantes", finaliza.
Outras dicas:
· Abuse das cores. Elas fazem com que o ambiente ganhe proporções diferenciadas;
· Móveis com estampas e formatos diversificados ajudam a quebrar o ambiente. Apenas tenha cuidado com o exagero. A maior dica é ter bom senso;
· Linhas circulares dão charme ao ambiente e fazem o cômodo ficar mais moderno.
Fonte: Portal Terra/ Fotos: (Henrique Queiroga/Divulgação)