O Natal vai muito além de 25 de dezembro: isso provavelmente todo mundo sabe. O espírito natalino invade as residências logo no primeiro dia do mês, e tudo começa com ela, a boa e velha árvore de Natal. Uma tradição secular, que oficializa as comemorações de fim de ano, a árvore também representa aquele momento de reunir-se com a família.
Estima-se que o hábito de montar a árvore de Natal tenha pelo menos 500 anos. Surgido na Alemanha, os padeiros da cidade de Freiburg começaram a decorar uma árvore anualmente com maçãs, nozes e outras frutas. No dia de Ano Novo, as crianças podiam sacudir a árvore e comer o que caía dela.
A tradição ganhou forma e hoje em dia, montar a árvore se tornou mais do que um simples hábito, com ornamentações modernas, cores inusitadas e diferentes maneiras. O que vale mesmo é a criatividade e o bom gosto, e por isso, o Portal LiV trouxe as dicas da empresária e referência em eventos e decoração, Fátima Petrola. Confira:
Localização da árvore
Para Fátima, o ideal é que a árvore tenha uma altura próxima a do pé direito da residência, trazendo assim a sensação de amplitude. Claro, ela não deve encostar no teto, para não parecer grande demais. O equilíbrio é ideal para harmonizar com o ambiente.
Montagem
O primeiro passo é colocar os jogos de luz em volta da árvore, empurrando-os para dentro e dando espaço para que assim os enfeites e outros ornamentos possam respirar no conjunto. No caso da árvore montada por Fátima, foram escolhidas bolas, laços e flores para decorar.
Escolhendo cores
A dica é combinar as cores com o conjunto de mesa, por exemplo. Se foram escolhidos pratos, sousplats e guardanapos em uma determinada cor, o ideal é que haja uma sincronia, optando por tons semelhantes ou até mesmo iguais. Por exemplo, tons vermelhos combinando com tons vermelhos, ou tons coloridos com outros tons coloridos.
Confira em nosso Instagram: