O vinho apresenta um universo de cores e sabores, que aguçam o paladar e a curiosidade de quem aprecia a bebida. Tão importante quanto armazenar um vinho, é saber degustar e harmonizar os sabores quando combinado com aquele prato específico. Pensando nisso, o Portal LiV separou um conteúdo com os especialistas da vinícola Quinta da Calçada, de Portugal. Aprecie.
É importante saber que preparar um evento de harmonização é um desafio, tanto para quem está organizando como para quem está participando. O trabalho começa muito antes com a escolha de pratos e vinhos. Cada prato e bebida são pensados para extrair o melhor de cada um e que juntos eles provocam uma explosão de sabores. O prato e o melhor do vinho, nesse caso, foram pensados para serem equilibrados de forma perfeita.
A Quinta da Calçada produz vinho em Amarante desde 1917, o que faz desta vinícola uma das mais antigas produtoras da região demarcada de Vinhos Verdes. Amarante fica localizada no distrito do Porto, região norte de Portugal e possui aproximadamente 12.000 habitantes. A vinícola centenária, que iniciou com a família, hoje abriga um Chateau com hospedaria da cadeia Four Seasons e ainda um restaurante com uma estrela Michelin do Chef Tiago Bonito. A nova gestão integrou o conceito de lifestyle aos seus visitantes, proporcionando lazer, um serviço de hospedagem de alto padrão e visitas ao centro histórico de Amarante. É uma vinícola de longa trajetória, que está na sua terceira geração. O diretor geral da vinícola Quinta da Calçada, André Estácio Pinto, que esteve em Belém, selecionou os vinhos verdes que foram destaque na noite de harmonização do Sushi Ruy Barbosa. Confira os pratos:
1º Prato e 2º Vinho
Sashimi Marajoara
Vinho - Portal da Calçada (Blend Loureiro e Alvarinho)
Vinho aromático, bastante expressivo com muito frescor. Ele carrega um novo conceito de vinho verde por ter muito mais estrutura e é um vinho mais encorpado. Combina muito bem com a gordura de alguns peixes, como bacalhau e pirarucu.
2º Prato e 2º Vinho
Punheta de Bacalhau
Vinho - Terroir Alvarinho
Vinho de uma casta com mais estrutura, com algumas notas cítricas e tem mais textura, além de utilizar a batonnage para dar mais cremosidade ao líquido.
3º Prato e 3º Vinho
Risoto de Cogumelo
Vinho - Carm Douro 2018
4º Prato e 4º Vinho
Carré de Cordeiro musseline de batata baroa
Vinho - Vale do Rocim
Alentejano