DC - Legado e Renascimento

Analisamos o renascimento dos herois clássicos nas telonas

10/04/2023 16:39 / Por: Leonardo Lima / Fotos: Divulgação
DC - Legado e Renascimento

Certamente, você já deve ter ouvido falar em Superman, Batman e Mulher-Maravilha, os maiores ícones dos quadrinhos e mundo geek. Eles são os principais personagens da editora DC Comics, fundada em 1934. Além de histórias em quadrinhos, a DC também se expandiu para outras mídias - incluindo filmes, séries e games. Hoje, a DC é a maior concorrente da Marvel Comics.


Não é novidade que a Marvel atualmente domina o “cinema de super-heróis”, por mais que a DC tenha saído na frente quando lançou Superman – O Filme (1978), sua primeira adaptação cinematográfica de um personagem. Após várias tentativas, em 2008, a Marvel deu início ao seu universo cinematográfico com Homem de Ferro, nascendo assim o Marvel Cinematic Universe, popularmente chamado de MCU. 


Superman de 78, protagonizado por Christopher Reeve. (Warner Bros/Divulgação)

Em 2013, após o encerramento da aclamada trilogia do Batman pelas mãos do cineasta Christopher Nolan, a Warner Bros, detentora dos direitos da DC Comics, resolveu investir em seu próprio universo compartilhado. Sendo assim, surgia Homem de Aço (2013), que foi dirigido pelo controverso Zack Snyder (300 e Madrugada dos Mortos). O filme arrecadou 668 milhões mundialmente e teve críticas mistas.


Em 2016, Snyder deu sequência ao seu universo e lançou Batman v Superman, que arrecadou 872,7 milhões mundialmente e mal avaliado por críticas, fazendo com que a Warner alterasse por completo o próximo filme, Esquadrão Suicida, outro fracasso para o estúdio.


Batman v Superman trouxe embate histórico entre figuras icônicas. (Warner Bros/Divulgação)

Em 2017, a Warner insistia mais uma vez e lançou Mulher-Maravilha (dir. Patty Jenkins), surpreendendo público e crítica. Todavia, o seguinte lançamento, Liga da Justiça, foi diferente. A saída de Snyder durante as filmagens fez com que a Warner resolvesse chamar Joss Whedon, responsável pelo sucesso de Vingadores (2012), porém o filme fracassou de todas as formas, tendo passado até por diversos problemas de bastidores.


Gal Gadot deu vida a icônica Diana Prince. (Warner Bros/Divulgação)
A DC continuou tentando, e a luz foi encontrada com a saída do diretor James Gunn da Marvel. O cineasta foi chamado então para dirigir o filme O Esquadrão Suicida (2021), que serviu como uma espécie de soft reboot para o universo já quebrado da DC. No final de 2022, a Warner decidiu reformular tudo e anunciou que James Gunn e Peter Safran iriam comandar essa nova era da DC nos cinemas.


Em janeiro deste ano, James Gunn veio à público e anunciou uma parte do que iria rolar em seu primeiro “capítulo”, que se iniciará após o filme The Flash (2023), com o filme do primeiro herói da editora, intitulado Superman: Legacy. Ele anunciou também a produção de séries para o streaming e até animações, que irão se interligar entre si.


The Flash será responsável por reinício da DC. (Warner Bros/Divulgação)

E você? Ansioso para ver essa nova DC pelas mãos do James Gunn? Qual produção você espera mais? Conta pra gente!

Mais matérias Cinema

publicidade