Não desperdice nenhum canto da casa e seja feliz sem abrir mão de sua memorabilia |
No conceito contemporâneo de organização e decoração de casas e escritórios cada centímetro do espaço faz a diferença. Seja o ambiente amplo, seja apertadinho: se houver uma preocupação com o arranjo, o lugar pode tomar ares de arejado e, ainda por cima, com toques de extremo bom gosto. A fórmula que parece simples requer alguns cuidados especiais. E um dos grandes inimigos desta máxima moderna da arquitetura e do design são aqueles objetos que se amontoam pelos cantos. A reportagem do Site da Revista Leal Moreira reuniu algumas dicas básicas para quem quer otimizar o espaço com inteligência e harmonia.
Livros, CDs, filmes, vinis, revistas, pastas de documentos e papéis, álbuns de fotografia... Estes são apenas alguns exemplos de objetos que ocupam muito espaço e que normalmente aumentam a cada dia, com uma nova compra ou com um novo apetrecho para a coleção. Se não houver uma preocupação em como arrumá-los, mais cedo ou mais tarde eles começam a se voltar contra a estética da casa. Neste momento, não precisa entrar em desespero. Algumas soluções podem ajudar na empreitada contra a bagunça.
Esqueça o chão e olhe para a parede
Se o ambiente é pequeno, o piso não é um bom aliado para a arrumação, pois já deve estar muito ocupado com os móveis convencionais. Se o espaço é grande, o problema é outro: a disposição de objetos em estruturas fixadas no chão dá certa sensação de “confusão” ao lugar. A solução para isso está nas paredes.
Além de quadros e fotografias, as paredes também servem de suporte para um dos maiores aliados na organização de um espaço: as prateleiras. O móvel suspenso é uma das soluções preferidas de designers de interiores e arquitetos, pois não só dá um toque moderno ao ambiente, como também tem uma utilidade inquestionável.
Andréa Sena, arquiteta e urbanista especialista em decoração de interiores, é uma profissional que não dispensa uma prateleira em seus projetos. “Prateleiras são excelentes, pois organizam os espaços e não poluem o ambiente. Elas possibilitam fácil acesso aos objetos e deixam o lugar bonito e descontraído”, considera. Uma sugestão que dá um toque moderno ao espaço é a instalação de uma prateleira em toda a extensão de uma parede, podendo servir de biblioteca, armário e nicho para home teather, por exemplo. Porém, cuidado. “Deve-se ver qual o formato e as cores das prateleiras para combinar mais com o ambiente e não causar contrastes muito grandes com o restante da decoração. Dessa forma você mantém a harmonia do lugar”, alerta Andréa.
As paredes são as grandes aliadas dos que precisam de mais espaço para organizar suas coisas |
Aproveite os espaços esquecidos
Na arquitetura de uma casa ou escritório pode-se achar cantinhos desocupados que dariam ótimos “depósitos” de objetos. Pequenos corredores, ambientes entre colunas e embaixo de escadas são bons exemplos de espaços que ficam esquecidos na hora da arrumação. Além de darem um charme à decoração da casa, eles resolvem com classe o problema da desorganização.
A arquiteta Solange Figueiredo, de Minas Gerais, escreveu em seu site oficial (www.solangefigueiredo.com.br) sobre as possibilidades da escada como moldura para um belo armário. Para ela, o interessante desta proposta é que o armário faz com que um espaço antes sem utilidade se traduza em vantagens para o local. Solange, assim como outros profissionais da área, indica o armário deslizante como o mais apropriado para a situação, pois ele é fácil de ser manuseado e consegue comportar um bom número de itens e objetos.
Segundo Andréa Sena, uma dica para aproveitar estes espaços inusitados é a escolha certa da mobília. “Um mobiliário de proporções corretas e adaptado ao tamanho do local constitui um meio importante para liberar o máximo de espaço no ambiente. Se esta regra for aplicada a espaços mais restritos e que não são bem aproveitados aí o ambiente ganha mais organização”, considera.
Aproveite os recursos de ampliação do espaço
Alguns truques simples podem fazer com que o espaço ganhe outra roupagem, muito mais organizada e ampliada – características que dão ótima aparência ao ambiente. Para isso, é necessária uma abordagem visual planejada, que consiste no reconhecimento de todos os objetos que devem ser organizados no espaço e dos recursos para dispô-los da melhor forma. “Os recursos que dão a impressão de um lugar maior também devem ser utilizados. Mesmo que o espaço seja amplo, eles garantem mais organização. Algumas receitas podem ser trabalhadas, como o jogo entre transparências, de perspectiva, aos reflexos. O melhor exemplo deste caso é o espelho.”
Com pequenos arranjos, sua casa ou apartamento podem ganhar ares bem mais agradáveis |
A escolha de cores claras e tons frios também favorecem. Andréa sugere uma boa iluminação pra dar o acabamento final ao cômodo. “Todos esses cuidados combinados garantem um espaço organizado, o que certamente influencia na qualidade de vida dos moradores. As pessoas interagem nos espaços que ocupam, surgindo a necessidade de adaptar e organizar os mesmos, proporcionando assim melhor acesso aos seus pertences, facilitando assim o cotidiano de quem vive no lugar”.
Dicas:
- Dê preferência a uma decoração minimalista. Espaços com poucos móveis e objetos não só reduzem a bagunça como estão em alta para 2011;
- A iluminação mais intensa nos cantos do espaço dão sensação de amplitude e, consequentemente, de organização;
- Arrume seus livros, discos e filmes de acordo com alguma lógica. Poder ser uma numeração ou ordem alfabética;
- Se for se apropriar do uso de espelhos para ampliar o ambiente, fica a dica: use somente um espelho e não vários. Muitos reflexos confundem o espaço.