Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Biometria ganha relevância para diferenciar os humanos da IA, aponta Forbes

A biometria se consolida como um dos ativos mais estratégicos da economia digital, impulsionada pelo avanço da inteligência artificial e pela necessidade de validação de identidades em ambientes cada vez mais suscetíveis a fraudes e conteúdos sintéticos. Conforme matéria publicada pela Forbes Brasil, a verificação biométrica deixou de ser apenas um recurso tecnológico e passou a sustentar a confiança no ecossistema digital.

Segundo a publicação, esse movimento ganhou visibilidade no Brasil no final de 2024 e início de 2025, quando a World, protocolo da Tools for Humanity, empresa fundada por Sam Altman, da OpenAI, gerou debate ao realizar a verificação de humanidade por meio da leitura da íris, inicialmente com remuneração em tokens e, posteriormente, sem compensação financeira.

Especialistas ouvidos pela Forbes destacam que a coleta de íris é apenas uma entre diversas modalidades biométricas e que a identidade digital tende a ocupar um papel central na internet, diante da dificuldade crescente de distinguir pessoas reais de identidades simuladas.

No último ano, plataformas de verificação de identidade e comportamento evitaram prejuízos estimados em R$ 3,2 bilhões. No setor de pagamentos, iniciativas como a prova de conceito da Elo e da Tecban avançam no varejo físico com pagamentos por leitura da palma da mão, eliminando dispositivos físicos e reforçando a segurança e a fluidez da experiência do usuário.