Litorais exuberantes, comidas mediterrâneas e uma arquitetura tão preservada que é quase intacta. A Croácia pode ser considerada uma república recente, com sua independência declarada em 1991. Um país tão novo e ao mesmo tempo com tanta história para contar, os croatas certamente devem se orgulhar de sua nação. A título de curiosidade, a Croácia já foi até mesmo palco para ‘Game of Thrones’, com cenas gravadas nas cidades de Split e Dubrovnik.
Os atrativos da Croácia fizeram com que o lugar virasse atração turística, e é possível chegar lá de diversas maneiras. A empresária e tricologista Dani Levy escolheu de longe a mais interessante de todas: velejando e apreciando os melhores pontos do país. Quer saber como? O Portal LiV te conta como foi!
Dani conta que tudo começou com a ideia de uma viagem em família. “Fomos eu, meu marido e minha filha. A ideia era apresentar a Europa a ela e nós optamos por três países: França, Portugal e Croácia. França porque eu queria revisitar Paris. Portugal porque fazia parte da nossa rota e a Croácia porque o meu marido é velejador e queríamos muito vivenciar uma experiência de barco a três”, revela.
Para o roteiro da Croácia, Dani e sua família saíram de Paris e aterrissaram em Split, uma pequena cidade litorânea com diversas fortalezas. “De lá, pegamos um carro e em aproximadamente vinte minutos, chegamos em Trogir, que é uma cidade onde existem muitos restaurantes, e é nas ruelas que as coisas acontecem. Fomos até lá para pegar o barco, e de lá partimos para algumas ilhas que ficam no entorno de Trogir.”
Para ela, as diferenças culturais são as que se sobressaem ao conhecer o país, com até moeda própria. A profissional também esclarece que uma viagem como essas requer obviamente muito planejamento. “Assim como a gente aluga um carro para ir à Disney, na Croácia a gente aluga um veleiro para passear entre as ilhas maravilhosas. O local tem suas peculiaridades, e meu marido precisou tirar um um certificado específico para poder pilotar um catamarã de 32 pés, precisamos pesquisar as condições náuticas, do tempo, do vento, qual era a cultura, o que se comia, para poder vivenciar tudo de forma plena”, afirma.
“São muitas memórias marcantes”, declara ela ao relembrar da viagem. “A culinária de lá é maravilhosa. A Croácia foi recolonizada há pouco tempo, então eles se reinventaram e reestruturaram totalmente para o turismo. Lá tudo é trufado, então tem comida trufada, massa trufada e queijo trufado, o vinho de lá é maravilhoso, todos os vinhos são incríveis. Essa experiência de cozinhar para a minha família no barco foi a mais especial de todas”, declara Dani.
Com tantas peculiaridades, se torna impossível não querer visitar o país. A dica da Dani é primeiro escolher qual meio você quer visitar a Croácia. “Nós escolhemos o barco, mas você pode contratar um capitão, ou uma equipe que te proporcione essa experiência. Mas sem dúvidas, a Croácia merece ser conhecida pela água”.
Confira também em nosso Reels: