Como toda receita italiana, a bruschetta é uma explosão de sabores. O pão assado e tostado na medida certa ganha diferentes versões pelas regiões da Itália, sendo preparado com tomate ou queijo, por exemplo. A receita teria origem antes mesmo de Cristo, com os trabalhadores rurais aproveitando as sobras de pão do dia anterior, acompanhando com ingredientes que haviam à disposição. O resto é história, e hoje a bruschetta ganhou formas sofisticadas, tornando o preparo tão prazeroso quanto seu sabor.
Para o Portal LiV, o empresário e chef Paulo Henrique Raiol, do Marcelino Antepastos, preparou a sua versão da bruschetta, com uvas e queijo gorgonzola. Mais do que o sabor agridoce, a peculiaridade neste prato está nos segredos do seu preparo. Separe os ingredientes e mãos à obra!
Você vai precisar de:
- Dois dentes de alho
- Uvas frescas
- Sal
- Açúcar
- Orégano Fresco
- Nozes
- Dois pães tipo ciabatta
- Queijo tipo gorgonzola
- Creme de leite
- Pimenta-do-reino
- Dois dentes de alho
- Mel
Modo de preparo:
Comece cortando as uvas ao meio e retire as sementes, caso houver. Tempere com sal, açúcar e orégano fresco. Em uma fôrma untada, asse por 20 minutos. Enquanto isso, prepare as nozes para tostar partindo-as ao meio e também leve ao forno. Reserve.
Corte os pães em fatias e os distribua sobre uma fôrma ou assadeira. Adicione fios de azeite sobre as porções e asse por 10 minutos ou até tostar. A dica do chef é aproveitar a praticidade e assar tudo de uma só vez.
Prepare o creme de queijo. Para isso, separe duas fatias de queijo gorgonzola, e amasse com a ajuda de um garfo. Acrescente o creme de leite, misturando tudo até formar uma massa homogênea. Finalize com uma pitada de sal e pimenta-do-reino.
Com os pães assados e ainda quentes, é hora de montar o prato. Aí vai um segredo: passe os dentes de alho em cada fatia de pão, um a um. Isso dará aquela diferença no paladar. Agora, acrescente o creme de queijo e as nozes. Finalize com mel, decore com orégano fresco e bom apetite!
Bônus: Para harmonizar, Paulo Henrique sugere o espumante seco. A bebida soma muito bem com o sabor agridoce e a presença da gorgonzola.