Jardins pet friendly viram tendência

Arquiteto Jonatas Santana explica novo conceito

23/02/2023 17:53 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Divulgação
Jardins pet friendly viram tendência

Quem não ama pets? Ter um animal faz parte da vida de muita gente, que os considera como verdadeiros filhos ou companheiros fiéis. Seguindo essa tendência que não para de crescer, os locais que dão boas vindas aos animais - os pet friendly - se tornaram comuns em shoppings e até mesmo restaurantes, e um desses espaços é o jardim pet friendly. Pensando nessa novidade, conversamos com o arquiteto Jonatas Santana, que explicou para a LiV como eles funcionam.


Segundo Jonatas, um jardim pet friendly é um ambiente que proporciona uma experiência agradável e segura aos animais, trazendo bem estar tanto para os tutores quanto para os pets, que podem socializar e gastar energia. Para o profissional, essa é uma ideia nova, visto que houve um aumento do número de pets e consequentemente, mais pessoas passaram a se importar com o bem estar animal. Isso causou um reflexo na arquitetura, com espaços sendo projetados para esse fim.


Mônica Costa Paisagismo - Jardim dos Alecrins

Claro, é preciso pensar em alguns requisitos de segurança, já que existem plantas nocivas aos animais, assim como a infraestrutura para circulação. O arquiteto cita como tóxicas as jiboia, costela de adão e espada de são jorge. “É preciso pensar em espécies seguras, e que estimulem o sentido animal. É comum encontrar ervas aromáticas nesses jardins como manjericão, canela e alecrim. Outras plantas aconselháveis são a bananeira, melão e melancia. Há também espécies ornamentais como a peperomia, orquídeas e suculentas”, afirma.


Marina Pimentel Paisagismo - Jardim Particular

Em relação à infraestrutura, Jonatas Santana explica que a segurança é a prioridade: o espaço deve ser cercado, e ter brinquedos suficientes para que o animal gaste energia e se distraia. As lixeiras devem ser mantidas fora do alcance, ou de altura que o pet não tenha acesso. Outro ponto importante é ter lagoas e poças d’água limpas para que o animal possa se refrescar - tanto para entrar quanto beber água. Fontes nesse caso também são indicadas.


“As vantagens de ter um espaço como esse é ter um bem estar em conjunto, tanto bem estar quanto humano, trazendo qualidade de vida para ambas as espécies”, completa.


Confira também em nosso Instagram:


Mais matérias Tendências

publicidade