Destino: Copa do Mundo

Confira as dicas do empresário João Bernardo Morgado

16/08/2022 09:00 / Por: Juliana Rosa / Fotos: Divulgação
Destino: Copa do Mundo

Eleito como o país que sediará a Copa do Mundo 2022, o Catar será o primeiro país a sediar o torneio esportivo no Oriente Médio. Com uma população de quase 3 milhões de habitantes, o Catar é uma península arábica banhada pelo Golfo Pérsico, que abrange belas praias e um deserto.

A capital litorânea Doha, maior cidade do país e onde vive a maior parte da população catari, conta com diversos arranha-céus, de arquitetura moderna inspirada na cultura islâmica. Além disso, a capital também abriga a ilha artificial The Pearl, onde é possível encontrar diversas atrações, bem como estabelecimentos residenciais e comerciais de alto nível.

Graças à extensão do Catar, é muito fácil se locomover entre as localidades, principalmente pelas estradas que integram quase todo o país. Dentro das cidades, o metrô é bastante eficiente e deve ligar sete dos oito estádios que receberão os jogos da copa. Também é possível utilizar aplicativos de mobilidade como Uber, além de táxis, ou até mesmo alugar uma limusine com motorista. Opções não faltam!

Viagem

Para visitas de até 90 dias ao país, não é necessária a emissão de visto, devido a um acordo assinado entre os governos do Brasil ao Catar. São indispensáveis, porém, os seguros de saúde e viagem, principalmente após a pandemia de Covid-19.

A conexão Brasil-Catar pode ser feita a partir de voos com conexões em cidades próximas ao país, como Dubai. Mas a forma mais fácil para chegar ao país são os voos non-stop , uma linha direta operada pela Qatar Airways, com aproximadamente 14 horas de duração, que liga Guarulhos, em São Paulo, à Doha, capital catari.

Shopping Center Villagio Mall

Costumes

Apesar de se abrir cada vez mais para o mundo e ter uma grande população estrangeira, o Catar é um país árabe que ainda possui costumes e leis rígidas, que se aplicam até mesmo aos visitantes. Na Copa do Mundo, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas - proibido no país - ficará restrito apenas ao interior de alguns restaurantes e hotéis, além de camarotes dentro dos estádios.

Em relação às vestimentas, as mulheres não têm obrigação de cobrir a cabeça com lenços ou utilizar as típicas roupas da cultura muçulmana. No entanto, é ideal evitar o uso de roupas muito decotadas, ombros à mostra e saias curtas, principalmente em locais públicos e prédios do governo. O uso de roupas de banho também ficará proibido em praias públicas, limitado apenas a piscinas ou praias particulares. João Bernardo afirma que é preciso ter em mente que o Catar ainda é um país bastante rigoroso em relação a questões como essas. “A recomendação é o bom senso, priorizando o respeito à sociedade catari e seus costumes”.

Lusail - A cidade criada especialmente para copa do mundo


O Lusail Iconic Stadium, onde será a abertura e a final da copa do mundo, é o cartão postal da cidade de Lusail, cidade que está sendo construída do zero desde 2005, quando sediar  a copa ainda era um sonho no Oriente Médio. A cidade foi projetada pelo Xeique Hamad e tem capacidade para duzentas mil pessoas morarem. A cidade terá um sistema de refrigeração com 175km de tubos em todo o distrito para amenizar o calor durante o verão, quando as temperaturas chegam a mais de 50º. Lusail também será uma referência de crescimento sustentável e terá ligação direta com a capital Doha através de um sistema  de 15 linhas de trem e metrô.  


Lusail Stadium

Clima


O clima do país é classificado como desértico, predominantemente quente e úmido, com média anual de 27ºC. Durante os meses mais quentes do ano, as temperaturas chegam facilmente à casa dos 45ºC, como é o caso de junho e julho, meses em que tradicionalmente as edições da Copa do Mundo são realizadas.


Por este motivo, todo o calendário da do torneio precisou ser transferido para os meses de novembro e dezembro, quando a temperatura - já mais amena, oscila entre os 21ºC e 30ºC. Para quem pretende visitar o Catar em outras datas, João Bernardo indica que o melhor período vai de novembro a abril, quando as temperaturas ficam mais agradáveis.


Segundo o empresário, a organização é essencial durante o planejamento da viagem, para que a experiência seja aproveitada ao máximo e fugir das dores de cabeça. “Programar a viagem com antecedência, verificar as exigências necessárias para visitar o país e ter o apoio de profissionais capacitados para lhe auxiliar, evitando surpresas desagradáveis no decorrer da viagem!”


Confira em nosso Instagram:





Mais matérias Pelo Mundo

publicidade