Whisky, whiskey ou simplesmente uísque. Não importa a grafia ou origem geográfica. Apreciar a bebida é uma experiência que vai além do sabor, sendo esse um mergulho no mundo da tradição, história e arte da destilação.
É interessante aprender sobre a história e o processo de fabricação do whisky. Existem diferentes estilos, como o escocês, o irlandês, o bourbon americano e o japonês, cada um com suas particularidades. Conhecer os métodos de destilação, o envelhecimento em barris e as características que cada região possui, além de agregar conhecimento, dá uma nova dimensão à apreciação.
E para quem já ama o drink, e deseja aprofundar a experiência, a LiV conversou com o especialista Pepeu Garcia, que trouxe uma verdadeira rota do whisky, com as melhores destilarias do mundo. Confira.
Destilaria Macallan
Para começar, na Escócia, a terra de nascimento da bebida, com a destilaria Macallan. Pepeu a descreve como a Cadillac do whiskey, sendo a maior referência mundial.
Destilaria Glenmorangie
Da região das Highlands, a Glenmorangie é famosa por suas inovações, também se tornando referência por sua qualidade excepcional.
Destilaria Glenfiddich
A Glenfiddich foi uma das primeiras a abrir suas portas para visitação, e é conhecida como a produtora de alguns dos maltes mais nobres do mundo.
Destilaria Glenlivet
A Glenlivet produz single maltes fantásticos, sinônimo de tradição e é dita também como uma das maiores da Escócia.
Destilaria Cardhu
A Cardhu é a primeira destilaria oficialmente comandada por uma mulher, com início no século 19, em Speyside. Com uma história de ousadia, a marca conquistou paladares ao redor do mundo.
Destilaria Nikka
Localizada em Yoichi, a destilaria foi fundada em 1934, após seu fundador, Masataka Taketsuru estudar o processo de destilação escocês.